Jean Piaget

Jean Piaget

Paulo Freire

Paulo Freire

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Projeto - Expressões numéricas que fazem sentido

As expressões numéricas são um bom recurso para discutir as propriedades matemáticas. Elisa Carareto

Ao escrever uma expressão longa no quadro e pedir que os alunos a resolvam, é quase certo que todos vão ficar quietos por um tempo, dedicados à tarefa. Mas o que eles acabam aprendendo é que se trata apenas de diversas contas juntas e que há regras para resolvê-las. Nada muito interessante e significativo, não é? 

"As expressões servem para traduzir uma situação real em números, para construir modelos utilizados na Física e na Engenharia e ainda para escrever um só número de forma extensa", diz Angélica Garcia Silva, docente da Universidade Bandeirante Anhanguera (Uniban). Por isso, o que se espera da boa aula de Matemática sobre o conteúdo é que ela ensine a criançada a interpretá-lo e resolvê-lo considerando as convenções e propriedades matemáticas e não apenas aplicando tudo isso de forma mecânica. 

Para começar o trabalho, é possível recorrer a situações contextualizadas para facilitar a compreensão do tema, mas sem perder o foco que a evolução do estudo implica chegar a questões puramente matemáticas, descontextualizadas. 

Na EMEF Antônio Minella, em Farroupilha, a 108 quilômetros de Porto Alegre, Adriana Danelon desenvolveu uma sequência didática de introdução ao tema para o 6º ano. Sabendo que a sala já havia estudado um pouco a respeito no ano anterior (mas que ainda tinha muito a avançar), pediu que, em grupos, todos elaborassem problemas que envolvessem diversas operações.


Uma das ideias foi: "Greicy comprou 60 casacos por 40 reais cada um, 75 calças por 25 reais cada uma e 52 blusas por 15 reais cada uma na loja de Luísa. Luísa comprou 25 óculos por 12 reais cada um, 35 pares de brincos por 20 reais cada um e 15 bolsas por 35 reais cada uma na loja de Greicy. Quanto Greicy deve a Luísa? E quanto Luísa deve a Greicy?". A educadora chamou a atenção para que todos verificassem a possibilidade de resolução do que estavam propondo e, em seguida, redistribuiu as questões entre as crianças. Elas deveriam representar o problema em expressões numéricas. Uma das resoluções:
As expressões numéricas são um bom recurso para discutir as propriedades matemáticas. Elisa Carareto
As expressões numéricas são um bom recurso para discutir as propriedades matemáticas. Elisa Carareto
Com base no que o aluno mostrou, discuta coletivamente o que ele fez: calculou as multiplicações e depois somou os produtos - um provável indício de que se lembra da convenção que dita que multiplicações e divisões devem ser resolvidas antes de adições e subtrações. Mas outras crianças podem proceder diferente. Se algumas seguirem a ordem da esquerda para a direita, por exemplo, intercalando multiplicações e somas, os resultados serão outros (928.905 e 235.025, respectivamente). É importante colocar em discussão diversos procedimentos mesmo que esse erro não apareça. Assim, os alunos entendem as razões dessa convenção. Também é possível usar isso como gancho para explorar o uso dos sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves). "Eles têm a função de unir partes iguais da expressão, que devem ser solucionadas em conjunto", diz Ubiratan Arrais, mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É por meio deles que são expressas as propriedades matemáticas, como a distributiva. Por exemplo: "Em um álbum há 3 páginas com espaço para figurinhas de 4 mamíferos e 5 aves e 2 páginas com espaço para figurinhas de 3 répteis e 4 animais em extinção. Tenho 5 álbuns iguais. Quantas figurinhas preciso para preencher todos eles?".
As expressões numéricas são um bom recurso para discutir as propriedades matemáticas. Elisa Carareto
Nesta situação, em 3 x (4 + 5) e 2 x (3 + 4), é possível operar todas as somas primeiro e depois multiplicá-las por 3 e 2, respectivamente (o caminho mais econômico). Ou, então, aplicar a propriedade distributiva, fazendo 3 x 4, 3 x 5, 2 x 3 e 2 x 4 e somar os produtos.

Publicado em: Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/expressoes-numericas-fazem-sentido-matematica-propriedades-787046.shtml

Escrito por: Anna Rachel Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário